Ericeira, Madalena, Manteigas e Sortelha são as quatro vilas e aldeias portuguesas que conquistaram o prémio “Melhor Aldeia Turística 2023” da Organização Mundial do Turismo. O anúncio foi feito pelo Ministério da Economia e do Mar em comunicado.
O selo tem a validade de três anos e é premiado aos melhores destinos rurais, a nível mundial, que conjugam o importante papel do turismo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, citado pela a agência Lusa afirmou que “esta distinção, atribuída por uma das mais relevantes entidades turísticas do mundo, enaltece a excelência do turismo nacional, do interior do país e de ofertas turísticas diferenciadoras”.
A Organização Mundial do Turismo destacou estas localidades, e outras a nível mundial, como estando “genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico, e promotoras de turismo sustentável”.
As aldeias portuguesas premiadas, Ericeira, Madalena, Manteigas e Sortelha, localizam-se no distrito de Lisboa, na ilha do Pico, nos Açores, e no distrito da Guarda respetivamente.