No dia 30 de novembro, a Câmara Municipal de Torres Vedras informou, em sessão aberta à comunidade, que irá avançar com a candidatura para a inscrição do Carnaval de Torres Vedras na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Os principais objetivos da candidatura são destacar a importância cultural do Carnaval de Torres Vedras, reforçar o compromisso com sua salvaguarda e aumentar sua visibilidade internacional.
Durante a sessão, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras (CMTV), Laura Rodrigues, afirmou: “Queremos continuar este caminho de reconhecimento e notoriedade do Carnaval de Torres Vedras, que é um acontecimento único, com a criatividade e a sátira no seu centro, e que tem presença ao longo de todo o ano no nosso território.”
Também estiveram presentes o diretor executivo do Centro de Artes e Criatividade, Rui Brás, e a coordenadora do Clube para a UNESCO Memoriamedia, Filomena Sousa, que explicaram as várias fases do processo.
Após essa sessão, o próximo passo será constituir grupos de trabalho que envolva associações e grupos carnavalescos, cavalinhos, artistas, entidades e cidadãos.
A candidatura deverá ser entregue à Comissão Nacional da UNESCO até o dia 15 de março de 2025.