O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo, conta com a sua 22ª edição no presente ano e decorre entre os dias 24 de outubro e 11 de novembro.
A edição deste ano desse festival volta a assentar nos dois pilares que têm caracterizado a estrutura do mesmo: os concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras e as “merendas do acordeão”, que se realizam em locais de todas as freguesias do concelho de Torres Vedras.
O primeiro concerto da edição de 2025 do Acordeões do Mundo trará a Torres Vedras no dia 1 de novembro, pelas 21h30, Caamaño & Ameixeiras, um dos grandes expoentes internacionais da nova música tradicional galega. Um duo que tem vindo a resignificar a música e a dança de raiz com sonoridades mais contemporâneas, destacando-se pelo seu tratamento íntimo e profundo da tradição popular galega.
No dia 7 de novembro, também pelas 21h30, será a vez de subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras o acordeonista gaúcho Roger Corrêa, o qual apresentará um concerto baseado no seu segundo álbum – Latino Ibérico -, no qual desenvolve sotaques próprios em estilos ligados tanto à música do sul do Brasil como à música de países vizinhos deste (como milonga, chamamé, chaca
No dia seguinte, igualmente pelas 21h30, será a vez do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras acolher um concerto de um seu velho conhecido – o grupo Danças Ocultas, um dos representantes mais inovadores e mais emocionantes da música contemporânea portuguesa, que tem vindo a progredir no universo da world music internacional com um conceito aparentemente muito simples: calmo, lírico, íntimo, entre o tradicional e o contemporâneo, com apenas quatro acordeões diatónicos.
O último dos quatro concertos da edição deste ano do Acordeões do Mundo acontecerá no dia 9 de novembro, pelas 19h00, proporcionando, pelo segundo ano consecutivo, a acordeonistas tradicionais que participam nas “merendas do acordeão” apresentarem-se na principal sala de espetáculos de Torres Vedras, recriando a alegria e a partilha vividas nas mesmas. No concerto Da Merenda para o Teatro atuarão: Emanuel Soares, Mara Santos, Mário Paulo, Rita Nunes, Rodrigo Maurício, Ruben Alves, Ruben Crispim, Sofia Henriques, Teresa Monteiro, Tiago Inácio, Tiago Pirralho, Tino Costa, Vítor Apolo e Vítor Pastor.
Relativamente às “merendas do acordeão”, é de referir que as mesmas continuarão a ter como “epicentro” a cidade de Torres Vedras, estendendo-se a vários outros pontos do concelho de Torres Vedras. Realizar-se-ão diariamente, à hora do lanche, em espaços de convivialidade (como cafés, restaurantes e associações), com um programa que contempla a audição de tocadores tradicionais e a prova de vinhos DOC e doces tradicionais.