A associação ambientalista Zero apresentou, em comunicado esta quarta-feira, um conjunto de medidas de incentivo à redução de emissão de gases com efeito de estufa e pede a inclusão das mesmas no Orçamento de Estado para 2024. Uma das medidas que se destaca é o abate gradual de veículos antigos compensados com a oferta de passes de transporte público gratuitos durante 10 anos para os participantes.
A associação alertou para a importância de um reforço no investimento nos programas dos novos serviços de transporte público e criou a ideia de haver possibilidade de as pessoas entregarem os seus carros antigos para abate em troca de passes gratuitos por 10 anos que abrangeriam as áreas metropolitanas e as comunidades intermunicipais.
A Zero apresentou ainda outras medidas como a aquisição de veículos 100% elétricos por parte do Estado de forma a dar o exemplo. Na segunda-feira, também em comunicado, a associação alertou para o facto de que as emissões de gases com efeito de estufa geradas pelo transporte rodoviário aumentaram 6,2% em comparação com o período pré-pandemia.