Mariana Machete foi a primeira mulher transgénero a participar e a vencer o concurso Miss Portugal. A jovem de 28 anos foi coroada esta quinta-feira e vai representar o nosso País no concurso Miss Universo 2023, com final marcada para o próximo dia 18 de novembro em San Salvador, em El Salvador.
Antes de vencer, a jovem recorreu às redes sociais para expressar o “orgulho” que sentia em ser a primeira “mulher trans a competir” pelo título de Miss Portugal.
“Durante vários anos não me foi possível participar e hoje orgulho-me de fazer parte deste incrível grupo de finalistas”, escreveu na rede social Instagram.
Num vídeo partilhado no canal Miss Queen Portugal, Marina Machete revelou que, como mulher transgenéro, teve de ultrapassar “muitos obstáculos” que encontrou pelo caminho. “Felizmente e especialmente com a minha família, o amor provou ser mais forte do que a ignorância”. A miss, natural de Palmela, alertou ainda para o aumento da transfobia e de intolerância no mundo, algo que considera ser um “grande problema que temos visto na sociedade ultimamente”.