Zona Oeste e Área Metropolitana de Lisboa ‘fecham’ acordo para passe único e irá abranger os municípios de Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré e Peniche.
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) e a Área Metropolitana de Lisboa (AML) fecharam acordo para a criação de um passe único inter-regional.
No entanto, está ainda por definir a data em que entra em vigor.
Paulo Simões, secretário da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) lembrou que o novo passe único surge na sequência da recomendação da Assembleia da República, no sentido de dotar o Plano de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes (PARTT) de mais verbas para ligações inter-regionais.
Paulo Simões, revelou que a AML aceitou contribuir com 200 mil euros para esta medida, que permitirá que os utentes do Oeste possam ter um passe único no valor de 70 euros mensais.
“Chegámos a um entendimento político para se criar uma solução de redução tarifária paras as deslocações inter-regionais e a AML disponibilizou 200 mil euros para o efeito”, confirmou à agência Lusa Carlos Humberto, secretário da AML.
O passe único inter-regional vai abranger percursos não diretos, isto é, com várias paragens durante o trajeto, quer numa região, quer noutra, por não haver maior disponibilidade financeira.