PROJETO DE VOLUNTARIADO DE PROXIMIDADE NA CIDADE DE TORRES VEDRAS

PROJETO DE VOLUNTARIADO DE PROXIMIDADE NA CIDADE CONTINUA A SER DINAMIZADO

O projeto de voluntariado de proximidade na Cidade de Torres Vedras nasceu em março de 2010, de uma parceria entre o Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras e o Lar de S. José, complementando, desta forma, a atividade de serviço de apoio domiciliário.

Este projeto está atualmente a ser desenvolvido no Lar de S. José, envolvendo 6 voluntários e 10 beneficiários, sendo as médias de idades de 57 e 84 anos, respetivamente. Quatro beneficiários estão em situação de grande dependência, três em situação de dependência e três em situação de ligeira dependência.

O projeto consiste: numa visita semanal, em contexto domiciliário, de acompanhamento em atividades de interesse do beneficiário, como comentário sobre notícias atuais, escuta ativa sobre memórias de história pessoal e da comunidade, construção de livro de memórias para a família, jogos de mesa, leitura de jornais/revistas/livros, feitura de trabalhos manuais, introdução à informática, acompanhamento em saídas ao exterior para pequenas compras (farmácia e supermercados), visitas culturais, socialização no bairro e caminhadas; acompanhamento de utentes a instituições que os permitam socializar e/ou participar em atividades, nomeadamente sessões de movimento, bingo e musicoterapia; e no acompanhamento ao exterior no Lar de S. José ou na comunidade, neste caso para a participação noutro tipo de atividades como passeios a praias, idas ao circo, cinema, teatro e festas.

Informações pelo telefone: 261 320 772; ou pelo e-mail: voluntariado@cm-tvedras.pt.

Related Posts

Add Comment