
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) convocou uma greve de 24 horas, para o próximo dia 31 de maio, na CP - Comboios de Portugal, "em representação dos trabalhadores ferroviários”, considerando que o acordo com os maquinistas "jamais trará a paz social à empresa".
"A direção deste sindicato, no seguimento da reunião com a Administração da CP, realizada no dia 10 de maio 2023, ao ter conhecimento dos termos do acordo realizado entre esta e o sindicato dos maquinistas, verificou que esse acordo coloca em causa o acordo realizado entre Ministério das Infraestruturas, IMT, CP com o SFRCI, em conjunto com outras ORT [Organizações Representativas dos Trabalhadores] em 2018, no que respeita as regras de segurança da circulação de comboios", referiu o SFRCI em comunicado.
O sindicato adiantou ainda que "a Administração da CP tem conhecimento que os termos do acordo com o SMAQ [Sindicato Nacional dos Maquinistas], em que coloca em causa postos de trabalho, segurança da circulação e desigualdade salariais, jamais trarão a paz social à empresa".
O acordo, garantiu, "põe igualmente em causa o deliberado pelo Ministério das Finanças, relativamente aos aumentos salariais decididos para os trabalhadores e trabalhadoras da função pública e setor empresarial do Estado".
"Estão em causa postos de trabalho atuais e futuros", referiu ainda a nota que, "em breve", o sindicato vai informar sobre "os termos dos pré-avisos de greves a realizar no mês junho".