
A organização dos quatro concertos da banda Coldplay, que vai levar à cidade de Coimbra cerca de 200 mil pessoas, defende a utilização de transportes públicos na ida para os espetáculos, através de comboios e autocarros. A CP - Comboios de Portugal já anunciou que vão ser disponibilizados serviços especiais para os dias 17, 18, 20 e 21 de maio.
Abertura das portas do Estádio da Cidade de Coimbra
As portas do estádio abrem às 17h. Para aproveitar a experiência ao máximo, a organização sugere que entre o mais cedo possível.
Ir de carro para Coimbra
A organização aconselha a todos aqueles que decidam ir de carro para a cidade de Coimbra, nos dias do concerto, para que não o façam desacompanhados. É recomendado que sigam, em cada carro, pelo menos três pessoas, até de forma a agilizar o estacionamento.
Estacionamento em Coimbra
A autarquia vai disponibilizar 16 bolsas de estacionamento, com capacidade para cerca de 10 mil viaturas. No entanto, a zona próxima ao Estádio Cidade de Coimbra vai ter muitas restrições. A lista de parques de estacionamento está aqui.
Ir da estação de comboios, da central de autocarros ou dos estacionamentos para o estádio
A cidade de Coimbra reforçou as linhas de transportes públicos SMTUC a partir destes locais.
O circuito dos autocarros da linha vermelha é um dos mais relevantes, pois começa na estação de comboios Coimbra-B e termina no estádio, passando ainda pela central de camionagem e da Flixbus. Os autocarros deverão passar de 10 em 10 minutos.
Vai haver um segundo circuito - dos autocarros da linha amarela - a cobrir a margem esquerda do Mondego. Estes autocarros vão servir aqueles que chegam a Coimbra através da Nacional 17. Já o último circuito vai transportar os fãs que se encontrarem no centro da cidade.
O serviço vai estar disponível na ida e no regresso do concerto, entre as 11h00 e as 01h30. Aqui encontra toda a informação.
Para aceder a estes autocarros vai haver uma pulseira especial para os dias do concerto, que custa 4€ e que está à venda em pontos móveis e fixos, inclusive junto do início dos percursos. A autarquia planeia também que seja possível a venda direta dentro dos autocarros. O título permite circular nos transportes públicos ao longo de todo o dia do concerto.
Restrições ao trânsito
Vai haver um perímetro junto ao estádio onde não vai ser possível circular nem a pé nem de carro, nas ruas Rua do Estádio; Rua D. Manuel I (a partir do cais de cargas e descargas do Alma Shopping); Rua D. João III; Rua Jorge Anjinho (entre a Rua D. João III e a Rua João de Deus Ramos).
Para além deste, vai haver ainda um outro perímetro, nas imediações do estádio, onde não vão passar automóveis. Serão apenas permitidos transportes públicos, viaturas de residentes para acesso a casa, acesso ao Alma Shopping e bicicletas. No entanto, vão haver exceções para quem tenha dístico de pessoa portadora de deficiência. A PSP vai ter vários pontos de controlo ao longo desta zona da cidade, avaliando cada situação.
Deixar os pertences
No estádio vão existir quatro entradas com serviço de bengaleiro. Entretanto, a organização vai anunciar uma lista de bens proibidos.