
Termina este domingo, 30 de abril, o prazo para a limpeza de terrenos florestais. Os proprietários que não cumprirem o prazo arriscam uma multa que pode chegar aos cinco mil euros, para pessoas singulares, ou 25 mil euros, para pessoas coletivas.
A partir deste domingo, as câmaras municipais podem substituir-se aos proprietários na limpeza do mato, que passam a ser obrigados a permitir acesso aos seus terrenos e a pagar todas as despesas à câmara.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) começa, a partir desta segunda-feira, 01 de maio, a fiscalizar os trabalhos de limpeza da floresta, tendo já contabilizado a identificação de quase 14 mil locais em risco de incumprimento de limpeza obrigatória de terrenos.