
Entre os dias 28 de abril e 04 de maio aos pólenes vão estar a um nível muito elevado, especialmente na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em predominância vão estar os pólenes dos pinheiros, oliveiras e carvalhos, mas também das ervas gramíneas e parietárias, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O boletim da SPAIC aponta que também na região de Lisboa e Setúbal a previsão é de níveis muito elevados de pólenes, tal como para o Alentejo e para o Algarve, o que representa um risco para as pessoas que são alérgicas e que podem desenvolver sintomas de renite alérgica - como espirros, lacrimejos e queixas oculares - e, eventualmente, desenvolverem asma.
Desta forma, a SPAIC aconselha as pessoas alérgicas a usarem óculos escuros quando estiverem no exterior, a viajarem de carro com as janelas fechadas, deixar a roupa utilizada durante o dia fora do quarto onde dormem, a evitar ventilar a casa nos horários de maior concentração de pólen no ar - como ao início da manhã - e a usar capacete integral, no caso dos motociclistas.