top of page

Restaurante espanhol cobra 510 euros a cliente que fez uma reserva e não apareceu


Estabelecimento, que conta com duas estrelas Michelin, cobra multas aos clientes que cancelam as reservas a menos de 96 horas, ou que simplesmente não aparecem / Créditos de imagem: Pixabay

Um restaurante em Espanha cobrou 510 euros a um cliente que não apareceu para a reserva que fez - para si e outros dois acompanhantes. O caso aconteceu em julho de 2021 mas agora um tribunal espanhol deu razão ao estabelecimento.

Segundo o El País, o restaurante Amelia, que conta com duas estrelas Michelin, e fica na cidade espanhola de San Sebastián, cobra uma multa aos clientes que cancelam as reservas a menos de 96 horas, ou que simplesmente não aparecem. “É uma regra de funcionamento básica nesta casa, desde que abriu em 2017”, disse o ao jornal espanhol o gerente do grupo ao qual pertence o restaurante.

Os relatos do tribunal revelaram que o cliente se dirigiu ao local na manhã do dia em que tinha previsto jantar, para confirmar a reserva que fez para três pessoas. Foi nessa altura que percebeu que se tinha esquecido de alterar a data da reserva para a mesma noite em que decidiu pernoitar no hotel Villa Favorita, onde fica o restaurante. Os funcionários do estabelecimento ofereceram-se para remarcar a reserva para duas semanas mais tarde, mas o cliente negou-se e, por isso, foi lhe cobrada uma taxa por não comparecer.

O restaurante cobrou assim, 170 euros por cada pessoa da reserva em questão, justificando que o preço médio de uma mesa ronda os 283 euros.

bottom of page