top of page

“Resistiremos ao terrorismo internacional”: Putin acusa o Ocidente de mover “guerra” contra a Rússia


Líder russo discursou para milhares de militares presentes nas cerimónias do Dia da Vitória / Créditos de imagem: Mikhail Metzel/Sputnik

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou, esta terça-feira, os países ocidentais de orquestrar uma “guerra” contra a Rússia. As declarações surgiram durante um discurso do líder nas cerimónias do Dia da Vitória, em Moscovo.

"A civilização está novamente num ponto de viragem. Uma guerra foi lançada contra nossa pátria", afirmou o chefe de Estado russo, perante os milhares de militares presentes, comparando, ainda, o atual conflito na Europa à II Guerra Mundial.

"Contra a nossa Rússia foi desencadeada, outra vez, uma autêntica guerra. Mas nós resistiremos ao terrorismo internacional e também defenderemos os habitantes do Donbass, assim como vamos garantir a nossa segurança”, disse ainda.

"A segurança do país hoje depende de vocês, o futuro do nosso Estado e do nosso povo depende de vocês (...) Vocês cumprem as vossas missões militares com honra, lutam pela Rússia", continuou o líder.

Vladimir Putin disse ainda que as "elites ocidentais globalizadas" são as responsáveis por pôr "os povos uns contra os outros, dividir as sociedades, provocar conflitos sangrentos".

“O objetivo do Ocidente é provocar o colapso e a destruição do nosso país”, acusou o presidente russo, que defendeu que a ofensiva contra a Ucrânia é uma medida destinada a defender a Rússia contra uma suposta agressão ocidental.

bottom of page