top of page

Phelps - atirada de uma ponte e resgatada do rio Lima - foi acolhida e está “feliz e tranquila”


Acredita-se que a cadela tenha estado "a vida toda acorrentada", até ser abandonada / Créditos de imagem: RAV Resgate Adoção Viana Associação

A cadela resgatada do rio Lima, na passada terça-feira, dia 16 de maio, terá sido atirada de uma ponte. Foi batizada de Phelps - em homenagem ao célebre nadador norte-americano, e enconta-se agora a recuperar, na associação Resgate Adoção Viana (RAV), que a acolheu.

“Ela já está inserida na nossa matilha, super feliz e tranquila. Vai ser esterilizada e depois seguirá para adoção”, explicou uma voluntária da RAV ao site Pit.


Estima-se que Phelps tenham dois anos de idade e mostra muito medo de humanos. “Mas em nós já confia”, revelou a funcionária. “Ela [Phelps] esteve, de certeza, a vida toda acorrentada. Tem feridas, devido às carraças, e de ter a corrente diretamente no pescoço, sem trela”, disse a mesma fonte.

Phelps foi abandonada junto à estação ferroviária de Viana do Castelo. Estava presa a uma estátua, mas conseguiu soltar-se e andava a percorrer a cidade, com uma corrente de ferro pendurada. A RAV tentou apanhá-la, mas sem sucesso.

Depois de 10 minutos sem a conseguirem localizar, Phelps apareceu a nadar nas águas do rio Lima, em pleno porto de Viana do Castelo, muito aflita. Os voluntários acreditam que terá sido atirada por alguém.

Uma pessoa avistou-a aflita, dentro de água, e deu o alerta, tendo a cadela sido resgatada por um elemento do Instituto de Socorro a Náufragos (ISN), da Estação Salva-Vidas de Viana do Castelo, e posteriormente entregue à RAV.



bottom of page