
Seis patos bebés ficaram presos, com a progenitora, numa foz de ribeira que desagua na praia de Carcavelos, Cascais, ameaçados pelas gaivotas, durante uma semana, mas, no passado sábado, foram salvos por Miguel Lacerda, que saltou para os resgatar.
Depois de um banhista ter partilhado fotografias nas redes sociais, a explicar que os animais estavam presos e que não conseguiam voltar para trás, por não haver qualquer “abertura na ribeira” e que contactou o serviço de resgate animal da Câmara de Cascais, que informou não ter “meios” para retirar os animais da água, Miguel decidiu pôr-se em acção.
“Depois de tomar três duches bem quentes, acho que o cheiro ainda não me largou… Fui um grande porcalhão mas com justificação”, escreveu na página de Facebook. Miguel trabalha com associações locais para apanhar lixo nas praias da região e estava no local durante uma missão.
Depois de conseguir salvar as seis crias, Miguel conta que as colocou numa transportadora e que, com o piar dos filhotes, atraiu a mãe através de um túnel de esgoto com “mais de 100 metros de comprimento”. Depois de estarem todos em segurança, Miguel levou a família para um açude na Quinta dos Ingleses, mas, este domingo, revelou que os patos haviam voltado à praia.
“Hoje quando estávamos em ação a remover lixo marinho de dentro do túnel, ficámos surpresos ao ver os patinhos a voltar à praia”, escreveu, num vídeo partilhado onde é possível ver os patos nadar tranquilamente.