top of page

Mulher criticada por pousar sorridente na linha dos comboios que transportavam judeus em Auschwitz


Fotografia partilhada nas redes sociais gerou onda de indignação e já conta com mais de 30 milhões de comentários / Créditos de imagem: Maria Murphy

Uma mulher gerou uma onda de indignação nas redes sociais depois de partilhar uma fotografia onde aparecia sentada nos carris dos comboios que transportaram cerca de um milhão de judeus para a morte, no campo de concentração de Auschwitz, que hoje em dia é um museus, em homenagem às vítimas. A instituição já veio relembrar os visitantes que devem respeitar a simbologia do local e evitar tirar fotografias em certas poses.


Na imagem partilhada por Maria Murphy, a mulher aparece numa pose casual, inclinada para trás e com um largo sorriso, enquanto segura o cabelo com uma das mãos. "Hoje tive uma das experiências mais dolorosas da minha vida”, escreveu Maria, na legenda que acompanha a imagem, publicada este sábado.

A publicação, que conta com mais de 30 milhões de comentários, recebeu uma resposta da conta oficial do Museu de Auschwitz. “As imagens podem ter um imenso valor emocional. Os visitantes devem ter em mente que entram num antigo campo de concentração, onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas. Respeitem a sua memória”, escreveu a instituição.

bottom of page