
O Banco de Portugal anunciou esta quinta-feira que, a partir do próximo dia 01 de junho, vai entrar em circulação uma moeda de coleção com o valor de cinco euros.
A nova moeda, para colecionadores, está integrada na série “Dinossauros de Portugal” e é designada “Miragaia Iongicollum”.
A moeda de cinco euros apenas tem um poder liberatório em Portugal e apresenta, na face frontal, a imagem do fóssil do dinossauro em espiral, o valor facial, o escudo nacional,“Portugal” e “2023”.
No reverso tem o dinossauro em posição frontal, com a cabeça e cauda viradas para o lado direito, a representação do solo e de um arvoredo, a indicação da autora e a legenda “Casa da Moeda”, bem como o nome científico da espécie, Miragaia longicollum.
A distribuição ao público vai ser efetuada por intermédio das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal, e foi definido o limite de emissão de 30 mil moedas, com acabamento normal.