
O humorista português Hugo Soares viu a sua conta de Instagram ser desativada após queixas contra um vídeo de uma atuação, num bar no Porto, em que fez uma piada sobre a nova boneca da Barbie, em representação das pessoas com síndrome de Down.
Hugo Soares publicou um vídeo no Instagram com uma parte do espetáculo que apresentou no passado dia 28 de abril, incluindo a parte em que se referiu à nova boneca Barbie, com síndrome de Down, dizendo que a mesma não se tratava de uma ideia original, pois “os chineses já vendem bonecas com defeito”.
Dois dias depois da publicação, o vídeo começou a receber milhares de comentários de pessoas relacionadas com a síndrome de Down, incluindo influencers e elementos de associações ligadas a esta anomalia do cromossoma XXI.
“Fiz uma piada, mas as pessoas entenderam que era um comentário”, disse o artista à agência Lusa, queixando-se de ser censurado e de estar a ser prejudicado ao perder os 18 mil seguidores que tinha no Instagram, que era a sua principal ferramenta de contacto com o público.
Segundo o mesmo, “o vídeo com a piada continuou em outras redes sociais — TikTok e Facebook — , mas o vídeo foi retirado do Youtube. A conta do Instagram foi simplesmente encerrada”.