
A França proibiu as viagens de avião de curta distância quando existem viagens de comboio alternativas. Quase dois anos depois da aprovação da lei, a mesma entrou em vigor esta terça-feira.
Desta forma, agora deixa de ser possível viajar da avião desde Paris - a capital francesa - para cidades como Lyon ou Rennes, uma vez que ficam a menos de 2h30 de comboio desde a capital, refere o Le Figaro.
A medida está incluída na Lei do Clima, aprovada em agosto de 2021. Na altura, a associação francesa de aeroportos tinha-a contestado, pelo que a proibição de voos curtos ficou suspensa enquanto a Comissão Europeia examinava o recurso, que acabou por ser rejeitado em dezembro de 2022, dando, assim, razão ao executivo francês.
As viagens de comboio, alternativas a estas viagens de avião, devem cobrir os mesmos destinos, com frequências suficientes e horários apropriados, de acordo com o exigido pela lei. As ligações ferroviários devem ainda garantir que o viajante esteja na cidade de destino em menos de oito horas.