top of page

“Coisa mais horrível”: Nova estátua de D. Afonso Henriques gera controvérsia


Momento foi registado através de uma publicação na página de Facebook do município da cidade e foram vários os internautas que mostraram desagrado pela obra de arte.

Foi apresentada na Praça das Cortes, em Coimbra, esta quarta-feira, uma nova estátua de D. Afonso Henriques, de quando o primeiro rei de Portugal tinha apenas 14 anos. O momento foi registado através de uma publicação na página de Facebook do município da cidade e foram vários os internautas que mostraram desagrado pela obra de arte.

A peça da autoria de Dinis Ribeiro tem seis metros de altura e pesa 15 toneladas. Será levada para Zamora, cidade espanhola onde Afonso Henriques "se armou cavaleiro no dia de Pentecostes de 1125, prenunciando a sua dignidade régia", no dia 29 de abril, de acordo com o centro de informação turística de Coimbra. Antes de ser instalada em Espanha, a escultura será também exibida em Guimarães, entre os dias 21 e 23 de abril, por ser a cidade de onde são as três empresas que patrocinaram a obra, refere o Notícias ao Minuto.

Mas nem todos se mostraram felizes com a nova peça, tal como é possível comprovar na publicação feita na página do Município. “Que dirão os espanhóis depois de receberem esta........ obra de arte?”, questionou uma das internautas, na secção de comentários. “Se Guimarães tem uma das estátuas mais emblemáticas e bonitas do país, Coimbra tem a coisa mais horrível”, escreveu outro internauta.

bottom of page