top of page

Centro Hospitalar de Leiria é o único do SNS a realizar cirurgia endoscópica transaxilar da tiroide


Esta é um intervenção minimamente invasiva, em que um tumor na tiroide é retirado através de dois pequenos furos / Créditos de imagem: Centro Hospitalar de Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) é o único do SNS a realizar cirurgias endoscópicas transaxilar da tiroide, uma intervenção minimamente invasiva em que um tumor na tiroide é retirado através de dois pequenos furos, um na axila e um outro na zona da aréola, num trabalho minucioso de uma hora e meia. A cirurgia não deixa marcas visíveis e tem uma recuperação rápida.

O diretor clínico, Salvato Feijó, realçou ao Observador que esta intervenção “vem na sequência de um investimento que o CHL tem feito nos últimos anos na diferenciação, na inovação e na criação de condições para atrair capacidade técnica e novos elementos para preencher o quadro hospitalar com técnicas inovadoras”.

Segundo a mesma fonte, esta é uma técnica “muito menos interventiva, portanto, é um passo em frente na cirurgia da tiroide, seja ela da patologia benigna seja da patologia maligna”.

No último ano, o serviço de Endocrinologia do CHL fez cerca de 650 punções tiroideias.

bottom of page