
Um cão da raça Golden Retriever, que vivia com um “irmão” da mesma raça e a família que os acolheu em Londonderry, na Irlanda do Norte, viu a realidade que conhecia ser-lhe arrancada quando foi deixado pelos tutores numa boxe de um canil. Cooper acabou por ser adoptado por um fotógrafo que disse precisar de uma companhia para a sua cadela Molly, também Golden Retriever.
Nigel trouxe Cooper para sua casa no passado dia 01 de abril e, quando se preparava para dar o primeiro passei com o animal, este trocou-lhe as voltas. Cooper, que se sentia perdido, num lugar que não lhe era familiar, conseguiu fugir.
Desesperado, o novo dono iniciou buscas, afixou cartazes e fez apelos nas redes sociais.
Cooper acabou por ser encontrado no dia 26 de abril, a 64 quilómetros da nova casa. O animal seguiu o seu instinto e caminhou sozinho até à casa onde tinha crescido. Os antigos tutores ligaram para uma associação que, por sua vez, contactou Nigel, para que pudesse recuperar Cooper.
“Ele [Cooper] é um rapaz esperto. Como é que ele o fez, nunca saberei. Sem comida, abrigo, ajuda… Foi apenas a determinação e o nariz incrível que o conduziu até lá”, contou Nigel ao jornal Mirror.