top of page

"Acesso ao mar é um direito humano": Grécia torna 287 praias acessíveis a cadeiras de rodas


País também está a fazer atualizações de acessibilidade a casas de banho, vestiários, estacionamentos, restaurantes , passadiços e outras comodidades / Créditos de imagem: Greek Reporter

Numa tentativa de tornar as praias mais acessíveis, a Grécia está a instalar rampas gratuitas, para cadeiras de rodas, de forma a garantir que as pessoas com dificuldades de mobilidade conseguem aceder e desfrutar do mar.

Vassilis Kikilias, ministro do turismo da Grécia, anunciou a iniciativa numa conferência de imprensa, no passado mês de abril. Como parte do projeto de 15 milhões de euros, o país também está a fazer atualizações de acessibilidade a casas de banho, vestiários, estacionamentos, restaurantes , passadiços e outras comodidades.

De acordo com a imprensa internacional, no total o governo grego planeia melhorar o acesso a 287 praias, em todo o país. Até à data, as equipas já concluíram os trabalhos em 147 delas.

Kikilias descreveu a igualdade de acesso ao mar como um "direito humano" e disse que o projeto visa dar às pessoas com dificuldades de mobilidade "a oportunidade de participar em actividades de praia com a família e os amigos, melhorando a qualidade de vida de todos”.

"As pessoas com deficiência e as pessoas com mobilidade reduzida podem participar em actividades como a natação, que contribuem para a saúde física e mental", acrescentou.

bottom of page