top of page

A ciência confirma: Os cães conseguem mesmo detetar pessoas que não são de confiança


Um estudo feito pela Universidade de Quioto, no Japão, confirmou algo que muitos já suspeitavam / Créditos de imagem: Freepik

Um estudo feito pela Universidade de Quioto, no Japão, confirmou algo que muitos já suspeitavam: os cães são mesmo capazes de identificar, através do cheiro, pessoas que não são de confiança.

O estudo, publicado no Journal of Animal Cognition, contou com a participação de 34 cães e revelou unanimidade na capacidade de saber em quem confiar, uma vez que todos tiveram o mesmo comportamento. Na experiência, um indivíduo indicava uma caixa aos cães, um de cada vez, que continha comida no interior. O animal comia. Num segundo momento, o indivíduo voltava a indicar a caixa ao cão, mas, desta vez, a caixa estava vazia. Na terceira fase, o mesmo indivíduo voltava a conduzir o animal até à caixa de comida, mas desta vez os cão já não confiava nele.

Os 34 cães foram ainda submetidos a uma segunda experiência, para avaliar a forma como reagiam a pessoas que interagem com os seus donos. Durante a experiência, os donos dos cães pediram ajuda a várias pessoas. Umas ajudaram, outras trataram-os mal. Mais tarde, as pessoas que trataram mal os donos voltaram e ofereceram um presente aos cães, só que nenhum animal aceitou.

bottom of page