A adjudicação da empreitada para a requalificação do porto de pesca da Assenta e construção do respetivo muro de contenção foi aprovada em reunião da Câmara Municipal.
Esta empreitada foi adjudicada à empresa MAFIR – Construções, Lda, por um valor de 232.747 euros.
A referida intervenção pretende melhorar a ação hidrológica das águas pluviais sobre a arribas, e contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de segurança naquele porto de pesca artesanal.
Está prevista a criação de uma nova zona de instalações de apoio à pesca, com a colocação de oito blocos que vão servir de armazéns de aprestos, sendo que um dos blocos comporta uma instalação sanitária de utilização coletiva equipada com duche, bem como a instalação de um guincho que possibilitará a alagem de embarcações com maiores dimensões (seis toneladas), atraindo-se, assim, novas embarcações para aquele porto e, consequentemente, aumentando a competitividade do mesmo.
A intervenção será comparticipada em 141.017 euros pelo Programa Operacional MAR2020, Portugal2020 e União Europeia, por meio do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.