O Município de Torres Vedras foi distinguido com o Prémio Inclusivo E+

O Município de Torres Vedras foi distinguido com o Prémio Inclusivo E+, atribuído pela agência nacional Erasmus+, no IV Seminário Erasmus+, o qual se subordinou à temática “Equidade e Inclusão: Potencialidades e Programa Call 2020”.

De referir que “Network of role models” é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia que visa reforçar a inclusão social, a compreensão intercultural e o pensamento crítico, de forma a promover a aceitação da diferença, encorajando as pessoas a refletirem sobre o lugar que ocupam na comunidade. Baseia-se na seleção de cidadãos da comunidade local que através dos seus percursos de vida são exemplos inspiradores para a construção de uma sociedade mais justa, tolerante e inclusiva.

No concelho de Torres Vedras foram selecionados três role models, os quais são naturais e residentes na Cidade: Lindo Cambão, funcionário municipal, de etnia cigana, selecionado pelo Município como facilitador/mediador entre a comunidade cigana e a sociedade maioritária; Yuri Vieira, também de etnia cigana, estudante de Gestão Turística e Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar; e Leonel Alves, também funcionário municipal, invisual desde 2014.

Educação inclusiva, desigualdade e discriminação de pessoas com necessidades especiais e de etnias minoritárias foram as temáticas em que se centrou no concelho Torres Vedras o trabalho desenvolvido no âmbito da primeira edição da iniciativa “Network of Role Models”, o qual incluiu a realização de 11 atividades.

 

 

 

 

Related Posts

Add Comment