Caldas da Rainha e Torres Vedras vão ter Unidade de Hospitalização Domiciliária

No passado dia 29 de março, na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, decorreu uma sessão de apresentação da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), às entidades externas da área de influência do CHO. Estima-se que a UDH entre em funcionamento durante o primeiro semestre de 2019.

A presidente do Conselho de Administração, Dra. Elsa Baião, explicou que se aderiu ao projeto, pois “trata-se de um salto de qualidade, e uma melhoria da resposta para a população e para o próprio CHO”, e acresentou que o serviço é uma mais-valia para os utentes.

Esta foi a primeira ação de divulgação da Unidade de Hospitalização Domiciliária que teve como objetivo apresentar a equipa coordenadora, explicar o funcionamento da Unidade, e dar a conhecer os critérios de referenciação dos doentes a integrar a UHD.

O CHO terá em funcionamento duas equipas de Hospitalização Domiciliária, devido às suas características geográficas. Serão elas: uma na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras.

Numa primeira fase, cada equipa irá arrancar com 5 camas, e terá um raio de ação máximo de 30 quilómetros ou 30 minutos de distância, relativamente a cada um dos hospitais, irá contar com uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista e vai estar em funcionamento todos os dias do ano, durante 24 horas por dia.

Está agendada uma nova sessão de apresentação da Unidade de Hospitalização Domiciliária às entidades externas na Unidade Hospitalar de Torres Vedras, para o dia 15 de abril.

A não perder

Comente este artigo