ATÉ 9 DE AGOSTO, RECRUTA-SE GUARDIÕES DE BRINCAR, PARA PROJETO BRINCAR DE RUA

O projeto Brincar de Rua está neste momento, em fase de recrutamento de novos Guardiões do Brincar até 9 de agosto,

O Brincar de Rua está à procura, para o próximo ano letivo, de guardiões de brincar, que queiram dar às crianças de Torres Vedras a possibilidade de brincar na rua do seu bairro, em segurança.

Estão abertas as inscrições para os nossos voluntários….

Todas as semanas, o guardião de brincar, reúne-se no mesmo local, monitoriza e acompanha, em conjunto com outro guardião, um grupo de crianças (máximo 15) num bairro enquanto as crianças brincam em segurança.
Sempre ao mesmo dia da semana e horário, entregam 2 horas de brincadeira de rua não estruturada às crianças da zona onde vivem.

Todas as brincadeiras são bem-vindas, menos as digitais: uma giz pode inventar percursos e brincadeiras, uma corda pode virar um baloiço, os paus podem construir casas de joaninhas e borboletas, os cartões podem ser telemóveis ou foguetões, as madeiras podem dar asas a piscinas ou bancas de cozinha … todas as brincadeiras são válidas desde que surjam da imaginação e criatividade dos mais pequenos, do brincar e da exploração livre da criança e do espaço.

Guardião do Brincar. Quer ser um?

Para se ser Guardião do Brincar, é necessário cumprir alguns requisitos essenciais: 2 horas livres por semana; vontade de proporcionar memórias felizes às crianças do bairro através do brincar; acreditar que brincar de rua é sinónimo de crianças mais ativas, com menos tempo de ecrãs e relações de vizinhança mais fortes; ter mais de 18 anos; não menos importante, gostar de brincar.

É necessário ainda que o voluntário entregue o seu registo criminal – para assegurar a sua idoneidade e a segurança do grupo – e tenha disponibilidade dia 14 setembro (sábado) para um dia intenso de formação.

O projeto Brincar de Rua já entregou 17902 horas de brincar. Promovido pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar e cofinanciado pelo POI SE, Portugal Inovação Social e UEFA Foundation for Children, o projeto conta com o apoio do Município de Torres Vedras e pretende criar novos Comunitários do Brincar na cidade, no próximo ano letivo.

Related Posts

Add Comment