As obras de requalificação da unidade de cuidados de saúde da Ventosa estão na sua fase final.
Dia 3 de julho, uma comitiva constituída por elementos do executivo e técnicos da Câmara Municipal, da ARS (Administração Regional de Saúde) e da comunicação social, visitou as obras de requalificação desta unidade de saúde, tendo na ocasião o presidente da Câmara Municipal revelado que as mesmas deverão estar concluídas em agosto.
A unidade de saúde da Ventosa funcionava no piso térreo do respetivo edifício, sendo que o primeiro e segundo pisos estavam afetos às instalações da Junta da Freguesia. A intervenção é assim dirigida ao edifício na sua totalidade, de forma a este ficar unicamente ao serviço da unidade de saúde. O que implica não apenas a sua reabilitação, mas também a sua ampliação.
A nova unidade de cuidados de saúde da Ventosa terá: sala de espera com espaço infantil, espaço de atendimento e secretariado clínico, gabinete de consulta médica, gabinete de consulta de Saúde da Mulher/Planeamento Familiar, gabinete de enfermagem, salas de tratamentos (pensos e injetáveis), sala de movimento/fisioterapia, sala de reuniões, sala de direção, sala de pessoal, vestiários, arquivo, sala de apoio informático e depósitos de material e de resíduos.
Mais de 5 mil munícipes serão abrangidos por este equipamento de saúde, que permitirá que todos os residentes na freguesia da Ventosa tenham médico de família (atualmente mais de metade não possuem).