A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou esta quarta-feira que o coronavírus se tornou oficialmente uma pandemia. Foi o diretor geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, quem o anunciou numa conferência de imprensa em Genebra, na Suíça. “Achamos que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia”, afirmou .
Uma pandemia – é uma epidemia presente numa grande área geográfica internacional. No sentido atual, afeta uma parte particularmente grande da população mundial .
1- Confira de seguida a lista fornecida pela Organização Mundial de Saúde, com os principais objetos e comportamentos de risco a evitar:
-Comandos de televisão ou ar condicionado – Lavar as mãos depois de os utilizar ou passar um toalhete higienizante antes da sua utilização;
-Puxadores de portas. É quase inevitável não tocar neles. Para se proteger precisa de higienizá-los frequentemente;
-Copas, refeitórios e cozinhas. As máquinas de café, os microondas, as máquinas de venda automática, as cadeiras, as mesas e outros espaços das copas podem ser ambientes propícios para que o vírus se mantenha vivo por mais tempo e possa propagar-se;
-Máquinas multibanco. As máquinas de multibanco são também fonte de propagação de vírus, dada a elevada utilização diária;
-Corrimãos. Combata o hábito de se apoiar nestes. Os corrimãos são tocados por centenas ou milhares de pessoas diariamente;
-Telefones fixos, apesar do uso do telemóvel ser mais recorrente nos dias de hoje;
-Cumprimentos. Um dos hábitos que maiores riscos traz na propagação de vírus, são os cumprimentos, sejam os tradicionais beijos ou o aperto de mão. Durante este período de incerteza, evite fazê-lo;
-Casas de banho. Muitas são as pessoas que vão às casas de banho para se assoar e não têm por hábito lavar as mãos depois de o fazer, contribuindo para a propagação do vírus.
2 – Reforce a frequência de utilização de desinfetantes nas limpezas!
A maior parte das pessoas procura álcool gel desinfetante – Porque precisa! Porque quer desinfetar-se! Porque quer proteger-se!
O que a maior parte das pessoas não sabe, é que, neste momento, comprar álcool gel para desinfetar as mãos NÃO É A ÚNICA SOLUÇÃO PREVENTIVA!
A informação generalizada que temos remete-nos para uma política simples, a qual podemos adotar na nossa casa e no nosso local de trabalho: limpar e desinfetar para não contribuirmos para a propagação do vírus.
A PREVENÇÃO É FUNDAMENTAL!
3 – Escolha o desinfetante certo
Desinfetantes e produtos de limpeza com ação desinfetante são os únicos produtos que eliminam germes, através de ação bactericida, fungicida e virucida.
Lembre-se que existem locais nos quais poderá utilizar o mesmo desinfetante multiusos e deste modo está a poupar.
Além de funcionais, os desinfetantes, devem ser seguros para o ambiente em que está a ser utilizado, incluindo para o seu utilizador.
Basicamente, qualquer desinfetante (ou produto de limpeza e desinfetante) precisa de ficar a atuar após a sua aplicação, pelo menos 5 a 10 minutos, para eliminar qualquer agente biológico. Verifique o rótulo do seu produto desinfetante de referência para obter o tempo de atuação correto.
Aproveitamos para relembrar que a lixívia é um poderoso agente no que toca à desinfeção de superfícies, mas que para atuar, a superfície tem de se encontrar limpa. Para isso, terá que utilizar previamente um detergente antes da lixívia, porque a lixívia DESINFETA, MAS NÃO LIMPA!
- Aposte num desinfetante de bancadas e balcões de cozinha. Estes desinfetantes têm que ser específicos e apropriados para a área alimentar, porque eventualmente estarão em contacto com os alimentos que ingerimos.
- Aposte também num desinfetante multiusos que possa usar no interior e no exterior da sua casa. Vai eliminar as bactérias e previne surtos infeciosos.
- Aposte ainda num desinfetante alcoólico não residual. Os mais indicados são os produtos de base alcoólica e baixo teor de quaternários de amónio, porque são prontos a usar e não necessitam de enxaguamento.
- Por último, aposte num sabão para a limpeza das mãos com ingredientes antibacterianos que evitem a contaminação cruzada.
Lembre-se também que a correta lavagem das mãos é absolutamente essencial para uma prevenção ativa do vírus COVID-19.