A construção da futura Escola Básica do Turcifal teve início ontem, com a cerimónia de lançamento da primeira pedra. O novo equipamento escolar, com capacidade para 231 crianças, concentrará todos os alunos da Freguesia do Turcifal que frequentem o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.
Esta escola tem um prazo de execução de 18 meses.
“Há anos que, no âmbito daquilo que é a nossa Carta Educativa, tínhamos planeado a execução desta nova escola”, que representa “eventualmente o maior investimento público realizado na Freguesia do Turcifal”, esclareceu na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
O presidente da Junta de Freguesia do Turcifal, João Carlos Caldeira, aproveitou o momento para deixar uma palavra de agradecimento aos anteriores presidentes da Junta de Freguesia “que muito trabalharam e muito lutaram para que este dia fosse possível”. O autarca avançou que a Junta de Freguesia está “já a trabalhar em ideias para o futuro para dar nova vida aos edifícios” das escolas que irão ficar desocupados após o novo equipamento entrar em funcionamento.
A futura escola irá contar com seis salas de aula do 1º ciclo, com capacidade para 156 alunos, e três salas de educação pré-escolar, com capacidade para 75 alunos.
Aos espaços de ensino irão juntar-se as seguintes valências:
- uma sala polivalente,
- uma sala de música ou TIC,
- uma sala de docentes,
- uma sala de não docentes,
- duas salas de trabalho e atendimento,
- uma biblioteca,
- uma copa,
- um refeitório
- espaços de recreio coberto e descoberto.