Espanha está a ser assolada por chuvas fortes que já mataram mais de 60 pessoas e é agora esperado que cheguem a Portugal, já esta quinta-feira, mas com menor intensidade.
O aviso amarelo, emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica, vai vigorar entre as 12h desta quarta-feira e a meia-noite desta quinta-feira, nos distritos do Porto, Faro, Santarém, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra. Já em Viseu, Évora, Guarda, Castelo Branco e Portalegre estende-se até à meia-noite desta sexta-feira.
De acordo com uma “informação especial” partilhada pelo IPMA no início desta semana, no início de novembro o País “continuará a ser condicionado por uma região depressionária com expressão em altitude, que se movimenta de forma aleatória em torno do território continental, e que tenderá a encher nos dias 2 a 3, impondo-se gradualmente uma crista anticiclónica que se estende desde a Europa Central até à Península Ibérica”.
A nota referia que no dia 1 de novembro são esperados aguaceiros, mais frequentes durante a tarde, e que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoadas, embora exista elevada incerteza na distribuição espacial e temporal da precipitação, assim como na sua intensidade.
De referir que pelo menos 62 pessoas perderam a vida e dezenas estão desaparecidas em Valência, Espanha, depois das fortes chuvas terem inundado ruas, arrastado carros e deixado centenas de pessoas presas pela água.