O artista plástico português Bordalo II criou outra obra de protesto que se encontra no miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, à qual deu o nome de “Desalojamento Local”. Esta mais recente intervenção é alusiva à atual crise de habitação e ao excesso de alojamentos locais na capital portuguesa.
A nova criação é composta por quatro tendas pintadas de casas onde se pode ler “Rua das Angústias”, mas esta não foi a única intervenção do artista relativa a este assunto. Ao pé da placa da Praça do Príncipe Real pintou uma igual onde se lê “Place du Prince Royal” e o mesmo se repetiu na Rua Campo de Ourique, “Rue Champ d’Ouris”, para além de ainda ter transformado um banco de rua numa cama e ter alterado sinaléticas.
“O problema é a ganância do privado Vs. a incompetência do Estado. Não critico turistas, estrangeiros e muito menos imigrantes, mas sim a falta de medidas que consigam equilibrar a balança e parar de expulsar as pessoas que realmente vivem nas cidades, transformando-as em gigantes parques de diversão sem alma”, começou o artista por escrever na publicação nas redes sociais que mostra as intervenções que realizou pela cidade alusivas ao tema.
No final, o artista acrescenta que este “é um problema social que vai deixar marcas profundas – há uma enorme parte da população sem condições de pensar no futuro – e isso é um problema de todos”, apelando o público a juntar-se à manifestação “Casa para Viver, Planeta para Habitar”, que decorre este sábado, pelas 15h, em várias cidades do país.
Ver esta publicação no Instagram