Filipa Martins, ginasta portuguesa de 28 anos, conseguiu apurar-se para a final de “All Around”, nos Jogos Olímpicos em Paris, França. Ficou em 24º lugar, com 53. 166 pontos garantindo um lugar na final da prova, sendo a primeira portuguesa a fazê-lo.
“Neste momento, estou ainda um bocadinho emocionada. Acho que hoje, aqui, fizemos algo que nunca imaginámos fazer na vida, na ginástica portuguesa. Acho que nos superámos a todos os níveis e estou superorgulhosa do nosso trabalho”, disse a atleta, citada pelo Jornal de Notícias.
Esta não foi a sua primeira presença na competição. A atleta do Acro Clube da Maia, esteve no Rio 2016, tendo ficado em 37º lugar e em Tóquio 2020, com classificação em 43º passo.
Aos 28 anos de idade consegue o melhor resultado da sua carreira, e faz história em nome da ginástica artística portuguesa nos Jogos Olímpicos, chegando à final da prova “All Around”.
Luís Arrais, presidente da Federação de Ginástica de Portugal, declarou que “é uma alegria imensa, estamos todos eufóricos, nas nuvens. Um feito e passo gigante para a ginástica artística nacional. Um momento histórico. É difícil ter palavras depois de um trabalho, espírito de sacrifício, força de vontade da Filipa e dos seus treinadores José Ferreirinha e Joana Carvalho, do clube, da associação…toda a gente que nestas décadas a acompanhou desde a primeira treinadora, Cristina Gomes”, citado pelo Jornal de Notícias.
As provas finais na modalidade, ginástica artística, estão previstas acontecer, em equipas, na terça-feira. O “All Around”, prova individual, decorre na quinta-feira, e a final por aparelhos, será sábado, domingo e segunda-feira (5 de agosto).