A reserva de pesquisa e conservação de elefantes Save the Elephants, no Quénia, foi surpreendida com o nascimento de duas crias gémeas. O nascimento de gémeos em elefantes é extremamente raro, representa cerca de um por cento dos nascimentos da espécie.
“A Alto [elefante mãe] surpreendeu-nos com o seu próprio par. As suas duas adoráveis crias, com apenas alguns dias de vida, foram avistadas pela primeira vez pelos nossos pesquisadores esta semana”. A reserva natural já teria sido surpreendida com o nascimento de um casal de gémeos, mas como o parto aconteceu durante um período de seca, um dos filhotes acabou por falecer.
Segundo a organização, a sobrevivência de gémeos na espécie é rara, porque as mães não têm leite para dois filhotes, mas os pesquisadores do parque estão confiantes, após um período de chuvas que trouxe muita comida para os animais.
A espécie de Elefantes Africanos tem vindo a perder milhares de animais ao longo dos anos devido à caça furtiva e descontrolada, para satisfazer a procura asiática de marfim utilizada nos medicamentos, mas desde 2020 que a população tem duplicada graças às associações de conservação e os programas anti-caça desenvolvidos.