O ano de 2025 vai trazer uma descida da taxa de inflação, mas os preços de bens e serviços como pão, portagens e rendas vão aumentar. Quanto à eletricidade, será a exceção, ima vez que tanto o mercado regulado como o liberalizado vão baixar no próximo ano.
Quem tem mercado regulado de eletricidade vai notar reduções entre 0,82€ e 0,88€, devido à alteração legislativa que aumenta o valor do consumo de energia sujeito à taxa reduzida de IVA (6%), aprovada no parlamento.
Já o mercado liberalizado, que representa grande maioria do consumo total no nosso País, as reduções serão de 6% a 7% na componente de eletricidade na fatura, devido à melhoria das condições de mercado tanto para a EDP Comercial como para a Galp.
No entanto, nem tudo são boas notícias e os preços das portagens das autoestradas vão aumentar 2,21% em 2025. Os transportes públicos vão aumentar 2,02%, as rendas podem subir 2,16% e quanto às telecomunicações, a Altice Portugal já anunciou que os preços vão aumentar no próximo ano. Ja a NOS, vai manter os tarifários, e a Vodafone Portugal ainda não consegue antecipar informação sobre o tema.
Mantendo a trajetória registada nos últimos meses de 2024, o preço do leite e dos produtos lácteos deverá continuar em alta a partir de janeiro e o pão vai ficar mais caro em 2025, tendo em conta os custos de produção e do salário mínimo nacional.