Uma epidemia de gripes está a afetar Portugal nas últimas semana do ano, nomeadamente de gripe A. Segundo relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foram registados 960 casos de gripe entre os dias 11 e 17 de dezembro.
A Ordem dos Médicos apelou a que os casos menos graves evitem as urgências devido à pressão nos hospitais. Os casos de gripe representam cerca de 96% dos utentes nas urgências logo, se tiver febre com uma evolução superior a 5 dias, dificuldade a respirar ou dor ou ruídos no peito ao respirar, é aconselhado o contacto com o médico.
Se tiver contraído gripe é aconselhado descanso e consumo abundante de líquidos, juntamente com os medicamente necessários para aliviar os sintomas. Em caso de querer proteger-se da epidemia é aconselhado evitar o contacto direto com pessoas doentes e a partilha de objetos e alimentos, ventilação e limpeza profunda das habitações, utilização de máscara e em caso de situações específicas está aconselhada a toma da vacina da gripe.