O programa de Natal em Alenquer arranca esta quinta-feira, juntamente com as comemorações dos 800 anos da primeira aparição mundial do presépio. O município é conhecido pelo seu presépio gigante montado na colina da vila, com as figuras a chegarem aos seis metros de altura.
O programa chama-se “Alenquer, Presépio de Portugal” e assinala o aniversário com a exposição “De Itália para o mundo”. A primeira aparição aconteceu em Itália, mas por cá, os primeiros vestígios de um presépio português datam de 1569 e foram encontrados no Convento de Santa Catarina da Carnota, no concelho de Alenquer.
A entrada para a exposição é gratuita e integra cerca de 25 presépios de todo o mundo, compostos de vários materiais, cedidos pela Igreja de São Francisco, de Évora.
O município espera cerca de 75 mil visitantes até dia 6 de janeiro e terá um Parque Temático de Natal, mediante pagamento de bilhete no valor de cinco euros, a Praça do Pai Natal, mercado e exposição de presépios, carrossel, pista e rampa de gelo, exposição de legos e um presépio motorizado, entre muitas atividades.
A inauguração do presépio e das iluminações, que se realiza esta quinta-feira, irá contar com espetáculo de música e fogo de artifício.