A Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou esta quarta-feira a identificação da espécie de mosquitos ‘aedes albopictus’ em Lisboa, a mesma responsável pela transmissão de doenças como o dengue e o zika. No entanto, afirmou que não é a primeira vez que se regista o aparecimentos destes animais no nosso país e que a presença dos mesmos não acarreta quaisquer riscos para a população, uma vez que os mosquitos identificados não transportam nenhuma doença.
“Em Portugal, não foram identificados nestes mosquitos quaisquer agentes de doenças que possam ser transmitidas às pessoas, nem se registaram casos de doença humana até ao momento. No entanto, a Direção-Geral da Saúde (DGS) reforçou a vigilância entomológica e epidemiológica, estando em curso a implementação de medidas para controlar a população de mosquitos”, afirmou a DGS em comunicado.
Segundo as autoridades, avança o site Notícias ao Minuto, a primeira aparição desta espécie de mosquitos registou-se em 2017. A DGS explicou ainda que é “conhecida a sua expansão pelo sul da Europa onde se tem vindo a instalar, nos últimos anos, em países como Itália, França e Espanha”.