O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, foi atacado com tinta verde por elementos pertencentes à Greve Climática Estudantil durante a abertura da CNN Portugal Summit.
As duas ativistas interromperam a entrevista ao governante e gritaram frases de contestação como “sem futuro não há paz” e “o Governo provou que não quer saber da transição climática ao fazer conferências com a EDP e a GALP”, as duas empresas que patrocinam o evento e que causaram o motivo do descontentamento.
As jovens foram intercetadas imediatamente por elementos da GNR. O grupo Greve Climática Estudantil já confirmou que as protestantes fazem parte do movimento e já foram identificadas pelas autoridades. Entretanto o ministro já respondeu relativamente ao incidente afirmando: “Pelo menos na cor acertaram, porque é uma cor que eu aprecio”, acrescentado ter “compreensão por uma geração que quer fazer ouvir a sua voz que quer que o Governo acelerem aquilo que são as suas metas e quer procurar responder de forma mais objetiva”.
A entrevista com o ministro acabou por ser adiada e as pessoas na sala foram evacuadas. O tema da conferência para esta terça-feira é “A nova energia é verde”.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, foi atacado em palco com tinta verde, esta segunda-feira, na abertura da CNN Portugal Summit.
A entrevista ia começar quando uma ativista subiu ao palco e atirou “ovos” com tinta verde ao ministro. pic.twitter.com/akLM0cKXGP
— Renascença (@Renascenca) September 26, 2023