Existe um hotel debaixo do solo e está localizado no Parque Nacional de Snowdonia, no País de Gales, que fica a 419 metros do solo. O hotel foi construído dentro de uma mina abandonada.
A responsável foi a Go Below Underground Activities, conhecida por planear passeios ao solo, em grutas no norte do País de Gales.
A unidade hoteleira foi inaugurada em abril de 2023 e trata-se de uma experiência feita para os aventureiros. Na base Tanygrisiau, os hóspedes são recebidos por um guia que os leva numa caminhada de 45 minutos até às montanhas.
Chegando a uma pequena cabana, recebem o equipamento necessário para chegarem às várias unidades de alojamento.
A caminhada que fazem até à cabana é desafiante tendo de passar por escadas com mais de 200 anos construídas por mineiros, passar por túneis e, algumas vezes, fazer slide. É uma viagem de uma hora e muito informativa, pelo que os guias contam a história da mina, que operou por mais de 100 anos.
O hotel tem cinco quartos. Quatro com duas camas de solteiro e um com cama de casal. Ainda têm o Grotto, que foi construído nas paredes da caverna.
Apesar da temperatura no fundo da mina rondar os 10 graus, as cabanas estão equipadas se forma a meterem-se quentes. O uso da energia é limitado, por lá, e há Wi-Fi lá em baixo.
Para além dos quartos, tem um equipamento com mesas e cadeiras de madeira, tipo um piquenique, para tomar o pequeno-almoço.
Depois do longo caminho para chegar lá, os hóspedes são recebidos com uma refeição e bebida quente. Às 8 horas, do dia seguinte, encontram-se todos lá para começar a caminhada de volta para cima.
Outra peculiaridade que torna este hotel diferente dos convencionais, é que ele está aberto uma vez por semana, e a estadia apenas funciona de sábados à noite para domingos de manhã.
Falando em valores, o custo para passar uma noite no hotel nos quartos comuns fica por 408€. Já para ficar alojado na gruta, que proporciona um ambiente mais intimista, é a partir dos 642€.