O maior percurso pedestre circular do mundo, vai dar a volta a Portugal, ao longo de mais de três mil quilómetros de trilhos, e ponto de partida é o concelho de Alenquer. Tem o nome de Palmilhar Portugal, e foi apresentado em 2023 na Bolsa de Turismo de Lisboa.
A primeira etapa está quase concluída, que será ligar concelho de Alenquer ao concelho vizinho, Cadaval.
“O trilho está ainda a ser fechado, mas vai focar-se particularmente nas passagens pela serra de Montejunto e nos vinhedos e moinhos da zona”, explica Ricardo Bernardes, mentor da iniciativa Palmilhar Portugal, citado por O Mirante.
O objetivo é abrir o trilho entre o final de julho e o início de agosto.
Alenquer irá ligar-se também a Arruda dos Vinhos, mas Vila Franca de Xira, ainda não irá juntar-se ao projeto. Têm como ideia, passar por concelhos ribatejanos, como Coruche e Almeirim, em Santarém. Maioria. Dos trilhos vão ser construídos de raíz, com apoio dos municípios que se juntam à iniciativa, mas também pretende-se aproveitar caminhos e trilhos já existentes.
Os trilhos também serão acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.
Estima-se que o projeto demore cerca de três anos para estar concluído e terá um custo de 3,5 milhões de euros, financiado pelos municípios e pelas entidades de turismo.
A rota completa deverá abranger uma centena de concelhos passando pelas fronteiras norte e sul, serpenteando vinhedos, vilas e locais históricos.
A expetativa é ter ao todo, 15 rotas espalhadas pelo país, até ao final do ano, sendo uma em Trás- os- montes, outra no Alentejo e outra no Centro de Portugal.
Está a ser criada uma aplicação para smartphones direcionada ao projeto, que mostra quais os trilhos e pacotes de experiência de acordo com cada utilizador e outras questões turísticas como alojamentos, restauração e factos sobre a zona.










