Entram, esta quarta-feira, em vigor as novas regras da Movida do Porto, que proíbem a venda de bebidas alcoólicas para consumo na via pública entre as 21:00h e as 8:00h, abrangendo toda a cidade. Esta regulamentação visa combater o fenómeno do “botellon” e reforçar a segurança urbana.
Segundo a SIC Notícias, a venda de álcool fora deste horário apenas é permitida em cafés, bares, restaurantes e discotecas, e excluindo superfícies como os supermercados, garrafeiras, lojas de conveniência e souvenirs.
As esplanadas têm horários mais limitados, no entanto existem algumas exceções nas zonas da movida. A autarca, Filipa Correia Pinto, promete que a fiscalização será muito rigorosa e que serão aplicadas sanções severas, que podem incluir o encerramento cautelar do estabelecimento.
Ricardo Tavares, presidente da Associação Portuguesa de Bares e Discotecas, afirma que esta nova regulamentação não resolve o “botellon”, na medida em que as pessoas podem trazer o álcool de casa ou adquirir em supermercados antes das horas estabelecidas.










