A Câmara Municipal de Lisboa quer proibir a venda de álcool para o exterior dos estabelecimentos a partir das 23h em determinadas zonas da cidade. A medida integra um conjunto de alterações relativas à atividade dos espaços comerciais.
O objetivo da medida é evitar o consumo de álcool na via pública de forma a atenuar os conflitos entre os estabelecimentos comerciais e o direito ao descanso dos residentes. A concentração de gentes nas ruas costuma provocar distúrbios aos residentes de certas zonas da cidade, geralmente no Bairro Alto e no Cais do Sodré.
A proposta está a ser discutida, mas já se encontra em fase final e, segundo confirmação da autarquia ao Público, será apresentada até ao final deste mês em reunião de vereação.
Entre outras medidas, foi discutido o aumento da vigilância de ruído emitido por aparelhos de som no interior e exterior dos espaços, a proibição da colocação de luzes estroboscópicas na via pública ou viradas para esta e a revisão do regulamento dos horários de funcionamento.