Pelo menos sete pessoas morreram no estado norte-americano do Louisiana após um nevoeiro intenso ter causado uma sequência de colisões na estrada interestadual 55, que envolveu 158 veículos.
De acordo com a imprensa norte-americana, o fenómeno denominado “super nevoeiro” terá sido causado por um nevoeiro intenso combinado com fumos de incêndios, alguns provocados pelas colisões.
As imagens divulgadas mostram as duas faixas da autoestrada bloqueadas com carros destruídos e alguns queimados. As autoridades norte-americanas informaram que mais de 25 pessoas foram deslocadas para unidades hospitalares e pelo menos sete vítimas mortais foram confirmadas, apesar de a previsão ser do aumento deste último número quando se prosseguir à limpeza da estrada.
Segundo o Serviço Meteorológico dos EUA, o fenómeno “super nevoeiro” é formado quando “fumos e humidade libertados por materiais orgânicos como arbustos, folhas ou árvores se misturam com o ar mais frio e quase saturado”, podendo reduzir a visibilidade até menos de três metros.