Os chefs portugueses José Avillez e João Oliveira foram distinguidos como entre os 100 melhores chefs do mundo pela The Best Chef Awards. José Avillez, que tem um total de quatro estrelas Michelin, subiu de 80º lugar, em 2022, para 33º lugar este ano e João Oliveira, que angariou uma estrela Michelin pelo Vista Restaurante, em Portimão, no Algarve, ficou em 100º lugar.
O chef Avillez agradeceu nas rede sociais pela melhor classificação de sempre na sua carreira, escrevendo: “Nem sei bem o que dizer senão que é um enorme orgulho poder representar Portugal e a gastronomia portuguesa e que estas distinções são acima de tudo das minhas equipas e de todos os cozinheiros Portugueses. Obrigado”.
João Oliveira também reagiu à entrada nos melhores chefs do mundo, declarando: “Um misto de emoções, mas acima de tudo muito orgulhoso de ter entrado para o ranking dos melhores chefs”.
A novidade deste ano foi a saída do português Henrique Sá Pessoa que, com duas estrelas Michelin pela restaurante ALMA, conquistou o 38º lugar em 2021 e o 70º lugar em 2022. Ainda em 71º lugar ficou o austríaco Hans Neuner, pelo seu trabalho no restaurante Ocean, situado no resort de cinco estrelas Vila Vita Parc, em Porches, no Algarve.
O primeiro lugar da lista é ocupado, pelo terceiro ano consecutivo, pelo espanhol Dabiz Munõz, do restaurante madrilenho DiverXO.