O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou para as baixas temperaturas que se vão registar nos próximos dias e foi complementado pela Direção-Geral de Saúde (DGS), que partilhou as recomendações para proteção do frio e bem estar da população.
“Evitar a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura”, é a primeira recomendação. A população deve evitar longos períodos no exterior e deve evitar aquecimentos muito fortes e duches em temperaturas muito altas, para evitar as altas discrepâncias nas temperaturas.
A conhecida medida “Mantém o corpo quente, utilizando várias camadas de roupa, adaptada à temperatura ambiente” implica vestir várias camadas de roupa e ter especial cuidado com as extremidades do corpo, usando luvas, cachecol, gorro, meias quentes, entre outros.
A hidratação é também muito importante nesta altura, com ingestão de “sopas e bebidas quentes”. “Evitar esforços excessivos e prestar atenção às condições do piso para evitar quedas” é outro cuidado a ter em conta.
Muito especial atenção para a utilização de lareiras ou braseiras durantes períodos prolongados, porque pode causar a acumulação de monóxido de carbono que é fatal para o ser humano. Em caso de doença, a DGS aconselha a contactar primeiro o SNS24, ao invés de se dirigir às urgências mais próximas, uma vez que as mesmas encontram-se sob pressão e algumas estão mesmo encerradas.