Na noite de sábado passado, dia 18, foi avistado nos céus do sudoeste da Europa, incluindo Portugal, estranhos clarões nos céus. O mistério espalhou-se pela internet, mas o exército francês já veio explicar o fenómeno.
A página Meteo Trás os Montes – Portugal publicou um relato de uma testemunha ocular do fenómeno onde se lê: “Há poucos minutos vi uma ‘estrela’, de cor laranja forte, a mover-se de oeste para este. Eu estava a olhar para norte. Acompanhei a ‘estrela’ durante alguns segundos, até que de repente desapareceu. Logo de seguida, uma ‘poeira’ branca começou a surgir nos céus”.
Após várias teorias de meteoritos, lixo espacial e foguetões da Space X, foi o exército francês que veio dar a explicação para o fenómeno. Segundo o post publicado na rede social X, antigo Twitter, o exército informou que teria sido lançado um míssil sem carga militar, a partir de uma base no sudoeste da França.
“A DGA (Direção Geral de Armamentos) coordenou e conduziu com sucesso um teste de disparo de um míssil M51 sem carga militar a partir da sua instalação em Biscarrosse. Este foi o primeiro disparo de um míssil #M51 na versão M51.3.”
Vários relatos de vários pontos do país dão conta de algo que parece ter explodido na atmosfera e há imagens.
Alguém sabe do que se tratou? pic.twitter.com/iNjF8eSz3L— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) November 18, 2023
[#Dissuasion] Tir d’essai réussi pour le missile #M51
La DGA a coordonné et de conduit avec succès un tir d’essai de missile M51 sans charge militaire depuis son site de Biscarrosse.
Il s’agissait du 1er tir d’un missile #M51 en version M51.3.#NotreDéfense @Armees_Gouv pic.twitter.com/pqZy2LJLxD
— Direction générale de l’armement (@DGA) November 18, 2023