O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, aterrou esta sexta-feira de manhã no aeroporto Al Arish, no Egito. Guterres deslocou-se até ao país árabe para acompanhar os vinte camiões que entram hoje na faixa de Gaza com ajuda humanitária.
A fronteira de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, ainda não foi aberta, mas já há vinte camiões com comida e medicamentos para entregar à população. A abertura está prevista para esta sexta-feira, o 14º dia do conflito entre Israel e o Hamas.
O gabinete humanitário da ONU afirmou que as Nações Unidas em “conversações avançadas” para que a abertura da fronteira e a chegada da ajuda humanitária começem o mais rapidamente possível.
Jens Laerke, porta-voz do Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas, citada pela SIC Notícias, garantiu: “Estamos em profundas e avançadas conversações com todas as partes relevantes para garantir que a operação de ajuda a Gaza comece tão rápido quanto possível e nas condições adequadas”.
I am in Egypt on a humanitarian mission and to witness @UN preparations to deliver massive support to civilians in Gaza.
Humanitarians need to be able to get the aid in – and they need to be able to distribute it safely. pic.twitter.com/bAX3JxiWCp
— António Guterres (@antonioguterres) October 19, 2023