O dono do famoso boi Saramago da Lourinhã foi diagnosticado com fibrose pulmonar e o seu estado de saúde tem vindo a piorar. Desta forma, terá de dar o animal, sucessor de Manjerico, que morreu em outubro de 2022.
A página de Facebook “Os amigos do Manjerico e Saramago”, onde Mário Baltazar partilha as aventuras com os animais, conta já com mais de 54 mil seguidores e foi nesta plataforma que contou que há “algum tempo” que não estava com Saramago porque a sua saúde “não tem estado nada boa”.
“Como toda a gente sabe, eu tenho uma fibrose pulmonar. Tenho de usar um aparelho e isto está-se a complicar e as forças estão a ir embora”, começou por dizer no vídeo que publicou.
“Eu hoje venho trazer aqui uma notícia triste para mim. (…) Vou ter que me desfazer do Saramago, porque não tenho ninguém que trate dele. A minha saúde está-se a complicar. Eu não posso fazer esforços”, acabou então por dizer, emocionado, garantindo que o animal se encontra treinado para ser montado.
Saramago entrou na vida de Mário aos dois meses, preenchendo o vazio deixado pela morte de Manjerico. Agora, Mário garante que se vai certificar que Saramago vai para uma casa boa.